top of page
Apresentação

Diz-se LATENTE: o que está oculto, adormecido, mas pulsa sob a superfície, aguardando o momento de emergir. O que permanece invisível em nossos cotidianos e práticas artísticas? E o que significa trazer à tona aquilo que foi silenciado pelas dinâmicas de centralização e exclusão?

Somos uma publicação digital gratuita que divulga pesquisas de Artes Visuais no interior e no litoral do estado de São Paulo, em diálogo com projetos nacionais e internacionais, fortalecendo e articulando contextos locais. O projeto teve início em 2024 com o apoio fundamental do ProAC para estender as redes e realizar mapeamentos de cenas locais, tecendo conexões entre propostas, projetos, artistas, curadorias, espaços institucionais e independentes.

 

Começamos 2025 certas da importância da revista, mas com o desafio de dar continuidade ao projeto  sem financiamento institucional constante, de modo que chegamos a esta quinta edição recebendo muito apoio de nossa rede de colaboradores para viabilizar a revista, agora semestral. Em contrapartida, ampliamos os territórios de abordagem incluindo uma nova seção que convida um projeto/artista de atuação nacional e outro internacional, potencializando as redes e os debates em outras escalas.

A Revista Latente tem como objetivos:

Obra de arte em cerâmica da artista Mirella Mostoni, da série "Cherchez la Femme". A escultura apresenta fragmentos irregulares em tons terrosos e azul, com palavras e frases gravadas em relevo como "MULHER" e "AMOR". Arte contemporânea brasileira, explorando a textualidade na cerâmica.

1

Divulgar estudos e pesquisas na área de Artes Visuais, com foco na produção artística do interior do Estado de São Paulo.  

2

Promover o intercâmbio cultural e a articulação entre artistas e projetos, fortalecendo uma rede de artes visuais além da capital..

3

O aprofundamento das diversas linguagens das artes visuais, abrangendo categorias como: arte contemporânea, cultura popular, performance, cultura pop, arte urbana, curadoria e gestão cultural. 
 

Mirella Mostoni. Série Cherchez la Femme: os esteriótipos das experiências cruciais, por Doris Lessing, 2022. Cerâmica, 24 x 39 cm.

Acreditamos que promovendo o diálogo entre os mais diversos agentes culturais, a partir dos seus contextos locais, de regiões do interior do Estado de São Paulo é possível aproximar o público da produção artística da região e contribuir para descentralização das narrativas, abarcando corpos, vozes, pensamentos e produções que disputam a hegemonia do campo das artes.

Em 2024, com o apoio do ProAC, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativa, serão realizadas as 4 primeiras edições da Revista Latente. Todas inéditas e digitais, dedicadas exclusivamente às Artes Visuais e seus desdobramentos, que acontecem nos territórios que estão além da capital paulista.

Catalogação em Rede

Mapeamento de projetos de pequeno porte, desenvolvidos em lugares não hegemônicos que possam estabelecer pontos com outras ações desenvolvidas no interior do estado de São Paulo e informações sobre exposições, ateliês, economia criativa e mediação cultural.

Tem interesse em fazer parte desse mapa?

Agenda

Agenda com notícias de exposições e ações artísticas, festivais, workshops e eventos com foco em Artes Visuais no interior do estado.

​​

Para organizarmos a divulgação dos eventos é importante enviar todas as informações no link abaixo: 

Ensaios

Ensaios visuais e textos de artistas.

Periodicamente abrimos chamadas abertas para envio de contribuições.

Caso queira sugerir alguma pauta ou segerir um ensaio ou artigo para alguma edição futura, envie a sua sugestão para: latente.revista@gmail.com

Ivy Ota Calejon

Vagão_onde me_encontro_no trem_01, 2022.

Janaína Vieira. Configuração III. Bloquinhos de madeira, prendedores, cola madeira. 7,5 × 6,5 × 1,5 cm, 2024.

Intervenção artística com duas obras em diálogo. A performance "Vagão_onde me_encontro_no trem_01" (2022) de Ivy Ota Calejon, com figura humana em frente a um trem abandonado, é sobreposta pela obra construtiva "Configuração III" (2024) de Janaína Vieira, feita de madeira e prendedores vermelhos e beges. Fotografia de arte urbana e escultura contemporânea.
Janaina_Vieira_Obra 1.jpeg

quem somos

Uma equipe interdisciplinar, formada por três mulheres que acreditam no poder da difusão cultural

bottom of page